Quando se fala em executar uma fundação profunda, com estacas pré-fabricadas de concreto, parece haver consenso quase que por unanimidade que embora essa seja uma solução técnica confiável, em virtude da sua execução estar associada a uma série de metodologias de controle, também apresenta inconvenientes como quebras, vibrações e ruídos decorrentes do seu processo de instalação no solo.

Dizer que estacas pré-fabricadas de concreto eventualmente não quebram durante a cravação não é verdade, até mesmo porque são testadas individualmente à percussão. Não parece haver bom senso transformar esse assunto em polêmica objetivando questionar a qualidade e a confiabilidade desse produto. Raciocínio análogo pode ser adotado para o caso das vibrações e ruídos que decorrem do processo de cravação.

Esse livro abrange de forma bastante prática e objetiva esses três assuntos, visando esclarecê-los e quantificar, com base em parâmetros normativos e de engenharia, os pontos que poderiam gerar dúvidas ou até mesmo polêmica.

Este trabalho é ilustrado com figuras e fotos de excelente qualidade, e está dividido em três capítulos, uma para cada assunto: quebra de estacas, vibrações e ruídos; além de apresentar inúmeros exemplos práticos de obras.

Adquira um exemplar AQUI.